Filipe Toledo vence USPU Special Edition na praia Grande

Foto: Renato Leonardi




O ano de 2012 têm sido incrível para o surf brasileiro, e a cidade de Ubatuba pode se sentir orgulhosa com a conquista do jovem Filipe Toledo, que está confirmado entre os melhores do mundo no WCT 2013.

Além de Filipe, Wiggolly Dantas e Hizunome Bettero também estão perto da classificação e podem reforçar o time brasileiro em 2013. Outro destaque de Ubatuba no Circuito Mundial de Surf é outro atleta da nova geração, Geovane Ferreira, o 2 K, que irá representar a América do Sul no Mundial Pro Junior que acontecerá em Bali, na Indonésia.

O objetivo principal da USPU é a conquista do Título do WCT. Em homenagem a conquista de Geovane Ferreira, a USPU realizou uma edição Especial na praia Grande, berço desse talentoso surfista. Se os californianos possuem Trestles, os Ubatubenses tem a praia Grande, que foi apelidada de “Prestles”, por ser uma onda high performance, que permite todos os tipos de manobras, comparada a Trestles.

O evento reuniu 16 atletas Profissionais e Pro Juniors na 1ª fase, com ondas acima de 1 metro nas séries.

Destaque para 2 K que dominou a primeira bateria do dia, aplicando rasgadas e batidas fortes para vencer o confronto que teve Saulo Junior na 2ª colocação. Outro destaque da 1ª fase foi Filipe Toledo, que mostrou um pouco do seu repertório de aéreos e a sua mais nova arma, o fall back de frontside, para vencer o confronto que teve David Silva avançando em 2º. Gustavo Henrique, o Abú, também surfou forte e com a borda sempre encravada na água para vencer o confronto que teve Lucas Santos avançando em 2º. Para fechar o 1º Round, o atleta da Nova Geração, Nicolas Albado encravou a borda para vencer o confronto que levou em 2º outro talento, Tales Araújo.

O 2º Round foi marcado por disputas acirradas e na 1ª bateria o confronto da Nova Geração do surf Ubatubense mostrou que a cidade estará bem representada nos próximos anos. Melhor para Filipe Toledo, que marcou um high score 8 pontos ao completar um aéreo Double grab full rotation de frontside. Tales Araujo avançou em 2º ao completar um aéreo Indy grab 180º reverse de frontside, deixando Lucas Santos em 3º e Geovane Ferreira em 4º.

Na 2ª bateria, Gustavo Henrique dominou o confronto mostrando sempre seu Power surf, levando com ele Saulo Junior que construiu uma boa onda, deixando David Silva em 3º por uma pequena margem de pontos e Nicolas Albado em 4º.

Estavam definidas as semi-finais, que tiveram um formato diferente, servindo de laboratório para os treinos. As baterias tiveram a duração de 15 minutos e cada atleta iria somar apenas a melhor performance. Com menos tempo de bateria, os atletas tiveram que priorizar pela escolha de ondas e também teriam que arriscar tudo, já que só vale a melhor onda.

No primeiro confronto, Filipe Toledo enfrentou o Power surf de Saulo Junior. Nesse momento, o vento maral entrou e estragou um pouco a formação das ondas, mas nada que tirasse a sintonia de Filipe Toledo com as ondas. Filipinho venceu a bateria ao realizar um aéreo 180º reverse de backside, arrancando um 7,83 pontos dos juízes. Saulo não se encontrou e ficou em 3º no evento.

Na 2ª semi, Gustavo Henrique surfou forte e perdeu por décimos para Tales Araújo que arriscou tudo ao completar um aéreo Indy grab 180º reverse de frontside, arrancando um 6,5 pontos dos juízes contra 5,83 de Gustavo.

Estava definida uma final contando com 2 talentos da Nova Geração de Ubatuba, Filipe Toledo e Tales Araújo. O vento virou novamente para terral e Filipinho ficou impossível, começando com fortes manobras de backside para arrancar um 8,27 dos juízes. Tales arriscou um frontside Indy grab full rotation, mas caiu ao completar a manobra, o que com certeza iria lhe render um score à altura de Filipe. O dia era mesmo de Filipinho. A poucos minutos do final, ele encontrou uma esquerda na intermediária e começou com uma vertical e forte batida, linkando um aéreo 180º reverse e finalizando com uma forte batida na junção, usando toda a borda da prancha arrancando um 10 unânime dos juízes e mostrando que será osso duro no WCT.

Por ser uma Edição Especial, essa etapa não contará pontos para o ranking USPU de 2012. A USPU, bem como toda a comunidade de Ubatuba, deseja a Geovane Ferreira uma boa sorte no Mundial Pro Junior e que venha mais um título para a Capital do Surf.

Staff:
Juízes: Carlos Roberto, Everton Silva, José Carlos Cação
Videomakers: Sandra Greghi, Fabio Jacob
Fotógrafos: Renato Leonardi, Renato Boulos

RESULTADO:
1º Filipe Toledo
2º Tales Araujo
3º Gustavo Henrique
3º Saulo Junior
5º David Silva
5º Lucas Santos
7º Nicolas Albado
7º Geovane Ferreira
9º Cleiton Félix
9º Wesley Leite
9º Carlos André
9º Phillipe Chagas
13º Kadu Medeiros
13º Fabio Tavares
13º Nicolas Diogo
13º Cristiano Rosário

Agradecimentos: AUS (Associação Ubatuba de Surf), Quiosque O Rei do Peixe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário